top of page
IMG-20190614-WA0146.jpg

EQUIPE

leo.jpg

LEONARDO ESTEVAN

Formado em História, atua desde 2003 como educador em diferentes espaços de ensino - escolares e não escolares -, tendo atuado em escolas públicas e privadas, cursinho pré-vestibulares populares, educação em museus, educação ambiental e patrimonial e, nos últimos 10 anos, vem desenvolvendo projetos socioculturais em comunidades tradicionais do município de Ubatuba - SP. Nessas comunidades desenvolve ações educativas de fortalecimento comunitário e preservação de saberes e práticas. Participou da fundação do Instituto Capiá em 2014. Além de educador, é também músico e artesão, desenvolvendo há alguns anos uma produção artesanal de instrumentos musicais tradicionais da região e do Brasil.

Mario Ricardo.JPG

MARIO RICARDO DE OLIVEIRA (MARIO GATO)

É caiçara da Terra, ubatubano, filho e neto de pescadores artesanais e agricultores, criado desde pequeno no modo de vida tradicional. Atualmente reside na comunidade do Ubatumirim, local de origem de seus familiares (mãe e avós maternos). Historiador, ativista cultural, artesão e músico, cresceu em contato com a religiosidade, os festejos, a musicalidade, a culinária e toda a identidade cultural caiçara. Há alguns anos promove a salvaguarda de patrimônios culturais imateriais da região por meio de palestras em escolas, oficinas, apresentações culturais, e é representante do município no comitê do IPHAN, entre outros. É membro e um dos fundadores do Grupo Fandango Caiçara de Ubatuba. Militante do Fórum de Comunidades Tradicionais, movimento social que luta pelo protagonismo e permanência das comunidades tradicionais em seus territórios, indígenas, caiçaras e quilombolas de Ubatuba, Paraty e Angra dos Reis. Atualmente é presidente do Museu Caiçara – localizado no Projeto Tamar (Ubatuba-SP), membro e um dos fundadores da AARCCA – Associação de Amigos e Remadores da Canoa Caiçara.

Edirlaine Reis.JPG

EDIRLAINE LOPES DOS REIS

Mestranda em Educação, graduada em Turismo e estudante de Pedagogia, há 16 anos vem atuando na área da educação, no contexto urbano e rural. É educadora e pesquisadora pela CAPES. Possui experiência em processos organizativos comunitários com participação na criação e desenvolvimento de ações de Organizações da Sociedade Civil. Já atuou em diferentes projetos educativos voltados a grupos em situação de vulnerabilidade social, além de cursos técnicos, medidas socioeducativas, condicionantes socioambientais, projetos de educação ambiental, turismo sustentável e base comunitária, além de projetos desenvolvidos em escolas. Nos últimos 12 anos vem atuando juntos às comunidades tradicionais de Ubatuba, por meio de ações educativas, que contribuem com o fortalecimento e valorização de seus saberes e fazeres.  É artesã têxtil e costura acessórios para as manifestações culturais populares, ofício que aprendeu com sua mãe.

Foto Carol_edited.jpg

ANA CAROLINA SANTANA BARBOSA

Militante do (FCT) Fórum de Comunidades Tradicionais (Indígenas, Caiçaras e quilombolas de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba) e também da CNCTC (Coordenação Nacional de Comunidades Tradicionais Caiçaras) Pesquisadora Comunitária do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS) projeto em parceria entre o FCT e a Fiocruz- Fundação Oswaldo Cruz. Remadora e membro da diretoria da atual gestão da AARCCA - Associação de Amigos e Remadores da Canoa Caiçara, entidade reconhecida como utilidade publica para o município de Ubatuba. Dançadora das danças tradicionais relacionadas ao Fandango Caiçara, com o Grupo Fandango Caiçara de Ubatuba, também integra o Comite de Salvaguarda do Fandango Caiçara do Iphan.

Foto Marcio.jpg

JOSÉ MÁRCIO DE SOUZA CANDIDO

Fundador e diretor executivo da MC – Consultoria em Projetos Sociais e coordenador pedagógico do Instituto Capiá. É pedagogo e  educador social. Atualmente cursando graduação em Gestão Pública pela Faculdade Anhanguera. Atuou como conselheiro tutelar e membro de vários conselhos municipais de políticas públicas, tais como o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Assistência Social, de Economia Solidária, de Habitação, dentre outros. Foi um dos fundadores e presidente da Comunidade Kolping do Jardim Revista, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Sociocultural Negro Sim e diretor geral do Instituto de Formação Manoel Maria de Souza Neto - Netinho. Atuou também como diretor de Políticas Sociais e secretário de Assistência Social da Prefeitura de Suzano e coordenador do CREAS e secretário de Assistência Social de Ubatuba.

bottom of page