PROJETOS
Ponto de Cultura Olhares de Dentro
O Ponto de Cultura Olhares de Dentro representa a soma de ações e ferramentas educativas pautadas pela Educação Popular e pela Pedagogia Griô, que visa a valorização da cultura tradicional e o fortalecimento das relações e das práticas de transmissão de saberes e fazeres entre as gerações.
Surgiu de uma parceria estabelecida entre educadores(as) do Capiá e a Associação da Comunidade dos Remanescentes de Quilombo da Fazenda (ACRQF) que juntos aprovaram o projeto Olhares de Dentro no edital dos Pontos de Cultura, em 2009, apoiado pela Secretaria de Estado da Cultura de SP e o Ministério da Cultura.
Em 2018 o Ponto de Cultura Olhares de Dentro foi novamente contemplado no edital dos Pontos de Cultura, dando continuidade aos objetivos já propostos, através da realização de vivências de transmissão de saberes e fazeres.
Projeto Raízes que Tecem
O projeto Raízes que Tecem tem como objetivo principal a preservação da produção artesanal tradicional de quatro comunidades quilombolas presentes no município de Ubatuba – SP, sendo elas: Quilombo da Fazenda, Quilombo do Sertão do Itamambuca, a comunidade caiçara do Promirim e o Quilombo da Caçandoca. O projeto contribuiu para aprofundar na identificação dos(as) artesãos(ãs), na articulação dos núcleos produtivos, na troca de saberes e fazeres envolvendo as técnicas de produção valorizando a especialidade de cada uma das comunidades, no fortalecimento em rede da prática artesanal e a ampliação da visibilidade da riqueza cultural presente nessa produção, valorizando os(as) mestres (as) do artesanato tradicional. As ações aconteceram durante em 2020 e 2021. Atualmente estão sendo articuladas novas parcerias para continuidade dessas ações.
As ações propostas possuem como um dos referenciais teóricos o Plano de Proteção do Artesanato Tradicional (PPAT), publicado em 2016, sendo parte integrante do Livro: O artesanato tradicional – Tecendo Saberes, escrito por Edirlaine Reis e Leonardo Estevan, membros do Instituto Capiá. O PPAT é composto por uma série de ações e estratégias que visam a sustentabilidade e o fortalecimento da produção artesanal no município. A metodologia orientadora de todas as ações baseia-se na educação popular freiriana, no sentido de estimular ao máximo o protagonismo das comunidades nos processos organizativos, através de ações educativas dialógicas nas quais os indivíduos envolvidos sejam sujeitos ativos dentro dos processos construídos.
Projeto Tecendo Saberes
O Tecendo Saberes se pauta na Educação Popular e Pedagogia Griô, o projeto envolve os mestres e mestras do artesanato tradicional do Quilombo da Fazenda Picinguaba, Sertão do Ubatumirim e região, realizando vivências de transmissão de saberes e fazeres em duas escolas municipais. Durante os anos de 2016 e 2017, as ações do projeto aconteceram nas Escolas Municiais Iberê Ananias Pimentel (Vila de Picinguaba, 2016 e 2017) e Manoel Inocêncio (Sertão do Ubatumirim, 2017). Para 2022 e 2023 estão acontecendo novas vivencias de transmissão de saberes ligadas a produção artesanal, nessas mesmas escolas.
Projeto Quilomboteca
O projeto Quilomboteca realiza ações de estimulo à leitura, de fomento à valorização cultural e de fortalecimento da Quilomboteca - Biblioteca Comunitária do Quilombo da Fazenda, Ubatuba/SP.
A Quilomboteca surgiu em 2008 quando a Associação da Comunidade dos Remanescentes de Quilombo da Fazenda (ACRQF) foi contemplada com a Arca das Letras (Ministério do Desenvolvimento Agrário). Em 2010, por meio de uma parceria com o Instituto Capiá, a comunidade tornou-se um Ponto de Cultura (Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura), sendo possível realizar a reforma de uma sala (localizada na atual escola da comunidade) adaptando-a para uma biblioteca e realização de vivências culturais. Em 2018, novamente por meio de uma parceria com o Capiá, a ACRQF foi contemplada no edital de Prêmio de apoio à Bibliotecas Comunitárias e Pontos de Leitura (Fundação Biblioteca Nacional) sendo possível estruturar ainda mais a Biblioteca, consolidando-a como um espaço educativo comunitário.
Em 2019 o Instituto Capiá foi contemplado no edital de Incentivo à Leitura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, desde então, o projeto Quilomboteca tem realizado diferentes ações que buscam estimular à leitura e a valorização da cultura tradicional com o intuito de estimular que a juventude se aproxime, com mais vigor, dos saberes e narrativas orais de sua comunidade. Para isso, realizaram-se as Rodas de Saberes, nos quais, anciãs e anciãos da comunidade compartilham suas histórias pessoais e comunitárias. Também foi possível realizar, desde 2018, a formação em educação de um(a) jovem morador(a) da comunidade, sendo encorajado o protagonismo na realização de atividades educativas com crianças/jovens e no desenvolvimento de projetos. Por meio das diversas ações semanais, foi construído o livro: Histórias do Quilombo da Fazenda – Pelas vozes da Juventude – onde os(as) participantes recontam as histórias ouvidas pelas anciãs(ãos), sendo que, todo o processo de produção do livro foi realizado com os(as) participantes.