top of page
IMG_8999.JPG

QUILOMBO DA ITAMAMBUCA

O Quilombo do Sertão da Itamambuca, localizado ao norte de Ubatuba-SP, é formado por remanescentes de escravizados/as de uma antiga fazenda da região. Com o declínio da produção cafeeira na região, a fazenda entrou em decadência e as terras foram divididas entre os ex-escravizados que permaneceram no local. A ocupação do território remonta há pelo menos 150 anos.

 

A comunidade produzia quase tudo o que necessitava para sua sobrevivência. O modo de vida tinha na agricultura, no extrativismo, na caça e na pesca sua sustentação. Da natureza eram extraídos o necessário para sobrevivência das famílias. O manejo desses recursos realizados de maneira sustentável, permitiu que as famílias permanecessem no território por várias gerações.

 

Em 2010 a comunidade foi reconhecida como remanescente de quilombo e atualmente lutam pela titulação de suas terras. Estão batalhando para construção de novos mecanismos de geração de renda geridos pela própria comunidade, fortalecendo sua autonomia e protagonismo no território, bem como fortalecendo a preservação de saberes e práticas tradicionais.

A produção artesanal é realizada por moradores tradicionais e caracteriza-se por uma produção baseada em técnicas ancestrais sendo predominante a prática da cestaria. A taquara e os cipós timupeva e imbé são as principais matérias primas utilizadas na confecção de balaios, samburás, peneiras e diversos tipos de cestos.

A comunidade está localizada na Rodovia Rio-Santos (BR 101) KM 36,5 – Estrada da Fazenda do Mercúrio. Está a cerca de 13 KM de distância de Ubatuba(SP) e 62 KM de distância de Paraty(RJ).

IMG_8996.JPG

QUILOMBO DA ITAMAMBUCA

DITO.JPG

Dito - Benedito Domingos Leite

Artesanatos: Balaio, cesto, peneira e samburá

Matérias Primas: Cipó imbé, cipó timupeva e taquara

 

Como Comprar:
(12) 98813-4705 Fale pelo WhatsApp (12) 97402-7691 Fale pelo WhatsApp

Redes Sociais: FACEBOOK

Os artesanatos também podem ser encontrados em sua casa na Rua Correia Mercúrio, nº 200

principal.JPG
regua_logos_projeto.png
bottom of page