top of page
IMG-20190614-WA0261.jpg

TECENDO REDES

logo.jpg

Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memória Rurais

A Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memória Rurais é composta por organizações culturais de base comunitária que foram reconhecidas como Pontos de Cultura e/ou Pontos de Memória, ações que integram o Programa Cultura Viva do extinto Ministério da Cultura e o Programa Pontos de Memória do Instituto Brasileiro de Museus.
 

Integram a Rede 32 organizações de diversos estados brasileiros, que através de suas ações efetivam essas políticas públicas nos territórios rurais.

Em 2019 o Instituto Capiá participou da I Teia Latino Americana de Pontos de Cultura e Memória Rurais e do 3º Encontro Nacional de Pontos de Cultura e Memória Rurais, na cidade de Bom Jardim/RJ. Estiveram presentes instituições do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e Bolívia. O Capiá foi a instituição do Brasil ganhadora do edital que garantiu a participação de uma entidade de cada país.

proposta logo sem fundo.png

Conselho da Alimentação Escolar de Ubatuba

Desde 2022, o Instituto Capiá integra o Conselho Municipal da Alimentação Escolar de Ubatuba (CAE). O CAE tem como finalidade assessorar o Governo Municipal na execução do programa de assistência e educação alimentar junto aos estabelecimentos de Educação Infantil, de Ensino Fundamental e entidades assistenciais que atendam crianças e adolescentes, mantidos pelo Município, Estado e pela sociedade civil, motivando a participação de órgãos públicos e da comunidade na consecução de seus objetivos, competindo–lhes especificamente: fiscalizar e avaliar a aplicação dos recursos destinados à merenda escolar; promover a elaboração dos cardápios dos programas de alimentação escolar, respeitando os hábitos alimentares do Município, sua vocação agrícola, dando preferência aos produtos in natura; orientar a aquisição de insumos para programas de alimentação escolar, dando prioridade aos produtos  locais e/ou regionais; e,  sugerir medidas aos órgãos dos Poderes Executivo e Legislativo do Município, nas fases de elaboração e tramitação do Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e do orçamento municipal.

Forum PC.jpg

Fórum Paulista dos Pontos de Cultura

O Instituto Capiá participa do Fórum Estadual de Pontos de Cultura dos quais participam diversos Pontos de Cultura do Estado de São Paulo a fim de se planejar e articular políticas públicas voltadas ao setor cultural.

cmdca.jpg

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)

Desde 2016 o Instituto Capiá é inscrito no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O Artigo 90º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) determina que o registro é indispensável às instituições da sociedade civil que realizam atividades com crianças e adolescentes.

bottom of page