
TECENDO REDES

Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memória Rurais
A Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memória Rurais é composta por organizações culturais de base comunitária que foram reconhecidas como Pontos de Cultura e/ou Pontos de Memória, ações que integram o Programa Cultura Viva do extinto Ministério da Cultura e o Programa Pontos de Memória do Instituto Brasileiro de Museus.
Integram a Rede 32 organizações de diversos estados brasileiros, que através de suas ações efetivam essas políticas públicas nos territórios rurais.
Em 2019 o Instituto Capiá participou da I Teia Latino Americana de Pontos de Cultura e Memória Rurais e do 3º Encontro Nacional de Pontos de Cultura e Memória Rurais, na cidade de Bom Jardim/RJ. Estiveram presentes instituições do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e Bolívia. O Capiá foi a instituição do Brasil ganhadora do edital que garantiu a participação de uma entidade de cada país.

Fórum Paulista dos Pontos de Cultura
O Instituto Capiá participa do Fórum Estadual de Pontos de Cultura dos quais participam diversos Pontos de Cultura do Estado de São Paulo a fim de se planejar e articular políticas públicas voltadas ao setor cultural.

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)
Desde 2016 o Instituto Capiá é inscrito no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O Artigo 90º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) determina que o registro é indispensável às instituições da sociedade civil que realizam atividades com crianças e adolescentes.